O que fazer se você estiver doente?
Passos para ajudar a prevenir a propagação de COVID-19 se você estiver doente
![]() |
| Imagem/Fonte: Pixabay |
Fique em casa, exceto para obter cuidados médicos:
- Fique em casa. A maioria das pessoas com COVID-19 tem doença leve e pode se recuperar em casa sem cuidados médicos. Não saia de casa, exceto para obter cuidados médicos. Não visite áreas públicas.
- Se cuida. Descanse e mantenha-se hidratado. Tome medicamentos de venda livre, como paracetamol, para ajudá-lo a se sentir melhor.
- Fique em contato com seu médico . Ligue antes de obter cuidados médicos. Certifique-se de obter atendimento se tiver dificuldade para respirar, ou tiver qualquer outro sinal de alerta de emergência , ou se achar que é uma emergência .
- Evite transporte público , compartilhamento de caronas ou táxis.
Separe-se de outras pessoas:
Tanto quanto possível, fique em um cômodo específico e longe de outras pessoas e animais de estimação em sua casa. Se possível, você deve usar um banheiro separado. Se você precisa estar perto de outras pessoas ou animais dentro ou fora de casa, use uma máscara.
Diga a seus contatos próximos que eles podem ter sido expostos ao COVID-19. Uma pessoa infectada pode transmitir COVID-19 a partir de 48 horas (ou 2 dias) antes que a pessoa apresente quaisquer sintomas ou teste positivo. Ao informar seus contatos próximos que podem ter sido expostos ao COVID-19, você está ajudando a proteger a todos.
- Orientação adicional está disponível para aqueles que vivem em alojamentos próximos e compartilhados .
- Consulte COVID-19 e Animais se tiver dúvidas sobre animais de estimação.
- Se você for diagnosticado com COVID-19, alguém do departamento de saúde pode ligar para você. Atenda a chamada para diminuir a propagação.
Monitore seus sintomas:
- Os sintomas de COVID-19 incluem febre, tosse ou outros sintomas.
- Siga as instruções de cuidados do seu profissional de saúde e do departamento de saúde local. As autoridades de saúde locais podem fornecer instruções sobre como verificar seus sintomas e relatar informações.
Quando procurar atendimento médico de emergência:
Olhe para sinais de aviso de emergência * para COVID-19. Se alguém estiver apresentando algum desses sinais, procure atendimento médico de emergência imediatamente:
- Problemas respiratórios
- Dor persistente ou pressão no peito
- Nova confusão
- Incapacidade de acordar ou ficar acordado
- Pele, lábios ou leito ungueal pálido, cinza ou azulado, dependendo do tom da pele.
* Esta lista não contém todos os sintomas possíveis. Ligue para o seu médico para quaisquer outros sintomas graves ou preocupantes para você.
Ligue para o 911 ou ligue antes para o serviço de emergência local: Notifique a operadora que você está procurando atendimento para alguém que tem ou pode ter COVID-19.
Ligue antes de visitar seu médico:
- Ligue com antecedência, ligue antecipadamente. Muitas consultas médicas para atendimento de rotina estão sendo adiadas ou feitas por telefone ou telemedicina.
- Se você tem uma consulta médica que não pode ser adiada, ligue para o consultório do seu médico e diga que você tem ou pode ter COVID-19. Isso ajudará o consultório a proteger a si e a outros pacientes.
Faça o Teste:
- Se você tiver sintomas de COVID-19 , faça o teste. Enquanto espera pelos resultados do teste ícone de PDF (224 KB, 2 páginas), você fica longe de outras pessoas, incluindo ficar longe das pessoas que moram em sua casa.
- Você pode visitar seu estado, tribal, localícone externo e o site do departamento de saúde territorial para procurar as informações locais mais recentes sobre os locais de teste.
Se você estiver doente, use uma máscara sobre o nariz e a boca:
- Você deve usar uma máscara sobre o nariz e a boca se precisar estar perto de outras pessoas ou animais, incluindo animais de estimação (mesmo em casa).
- Você não precisa usar a máscara se estiver sozinho. Se você não consegue colocar uma máscara (por causa da dificuldade para respirar, por exemplo), cubra sua tosse e espirros de alguma outra maneira. Tente ficar a pelo menos 6 pés de distância de outras pessoas. Isso ajudará a proteger as pessoas ao seu redor.
- As máscaras não devem ser colocadas em crianças menores de 2 anos, em qualquer pessoa que tenha dificuldade para respirar ou que não consiga remover a máscara sem ajuda.
Nota: Durante a pandemia COVID-19, as máscaras de grau médico são reservadas para profissionais de saúde e alguns socorristas.
Cubra suas tosses e espirros:
- Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar.
- Jogue fora os lenços de papel usados em uma lata de lixo forrada.
- Lave imediatamente as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão disponíveis, limpe as mãos com um desinfetante à base de álcool que contenha pelo menos 60% de álcool.
Limpe suas mãos frequentemente:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Isso é especialmente importante após assoar o nariz, tossir ou espirrar; ir ao banheiro; e antes de comer ou preparar alimentos.
- Use desinfetante para as mãos se não houver água e sabão disponíveis. Use um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
- Água e sabão são a melhor opção, especialmente se as mãos estiverem visivelmente sujas.
- Evite tocar seus olhos, nariz e boca com as mãos sujas.
- Dicas para lavar as mãos.
Evite compartilhar utensílios domésticos pessoais:
- Não compartilhe pratos, copos, xícaras, talheres, toalhas ou roupas de cama com outras pessoas em sua casa.
- Lave bem esses itens depois de usá-los com água e sabão ou coloque na máquina de lavar louça.
Limpe todas as superfícies de "alto toque" todos os dias:
- Limpe e desinfete as superfícies de alto contato em seu “quarto de doente” e banheiro; use luvas descartáveis. Deixe outra pessoa limpar e desinfetar as superfícies nas áreas comuns, mas você deve limpar o quarto e o banheiro, se possível.
- Se um cuidador ou outra pessoa precisar limpar e desinfetar o quarto ou banheiro de uma pessoa doente, eles devem fazê-lo conforme a necessidade. O cuidador / outra pessoa deve usar uma máscara e luvas descartáveis antes da limpeza. Eles devem esperar o máximo possível depois que a pessoa doente usar o banheiro antes de entrar para limpar e usar o banheiro.
Superfícies de alto toque incluem telefones, controles remotos, contadores, tampos de mesa, maçanetas, louças sanitárias, vasos sanitários, teclados, tablets e mesas de cabeceira:
- Limpe e desinfete áreas que possam conter sangue, fezes ou fluidos corporais .
Use produtos de limpeza e desinfetantes domésticos. Limpe a área ou item com água e sabão ou outro detergente, se estiver sujo. Em seguida, use um desinfetante doméstico.
- Certifique-se de seguir as instruções no rótulo para garantir o uso seguro e eficaz do produto. Muitos produtos recomendam manter a superfície molhada por vários minutos para garantir que os germes sejam mortos. Muitos também recomendam precauções como usar luvas e garantir uma boa ventilação durante o uso do produto.
- Use um produto da Lista N da EPA: Desinfetantes para Coronavírus (COVID-19) ícone externo.
- Orientação de desinfecção completa
No Website Siga Covid-19 acreditamos que vocês, internautas, influenciadores digitais, formadores de opinião, assessores de imprensa, e, pessoas nos campos da Educação em Saúde e Edução na Saúde (e suas interfaces no campo da Saúde Coletiva), Político, Social, Cultural, Econômico, Esportivo, etc., tenham a oportunidade de comparticipar informações cruciais em um momento em que as pessoas necessitam de conexões com outras pessoas e sua comunidade mais do que nunca. Nosso objetivo é criar conteúdo que informe, entretenha e, acima de tudo, promova a coletividade, unindo o mundo mediante ações e fazer coisas diferentes juntos. (HIAE)
Participamos para difundir sobre os riscos à saúde pela COVID-19. As citações são precisas, com referência da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma agência subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), as universidades públicas brasileiras nas três esferas: federal, estadual ou municipal, e os maiores fabricantes de imunizantes do Mundo. Partilhamos informações para que pessoas tomassem decisões conscientes, e patrocinem comportamentos positivos para proteger a si e seus entes de doenças como a causa pelo novo coronavírus. Nossas informações são baseadas em evidências, criticamente avaliadas no método científico, a melhor vacina contra os boatos e a desinformação.
Em relação ao Brasil, navegue pelos dados do Sistema Único de Saúde (Conect SUS), Ministério da Saúde, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Butantã (Instituto Butantã), Fio Cruz (Fundação Osvaldo Cruz), USP (Jornal da Universidade de São Paulo), FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo), Unicamp (Faculdade de Ciências Médicas), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Governo do Estado de São Paulo e Legislação COVID-19 (Brasil). Vacinas contra a Covid-19: Pfizer, Janssen, CoronaVac e AstraZeneca. Imunizações/Doses Aplicadas DATASUS (Brasil). Albert Einstein (Hospital) e Sírio-Libanês (Hospital).
Em relação às principais Organizações Internacionais, navegue pelos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), Cronograma resposta COVID-19 da OMS, PAHO (OPAS/OMS Organização Pan-Americana da Saúde), OPAS OMS (Brasil), ONU News, ONU News (Perspectiva Global Reportagens Humanas), ONU Brasil (Brasil), Solidarity Trial (é um ensaio clínico internacional para ajudar a encontrar um tratamento eficaz para COVID-19, lançado pela Organização Mundial da Saúde e parceiros). The BMJ (É uma das mais influentes e conceituadas publicações sobre medicina no mundo), MAGICapp (A base de evidências em rápida evolução para o tratamento e gerenciamento da COVID-19), GDD/WHO (Desenvolvimento de atividade Física e Comportamento Sedentário), Sistema GRADE (graduar a qualidade das evidências e a força das recomendações em saúde), NICE (O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados no setor de ciências da vida), CDC (Centers for Disease Control and Prevention), JCE (Journal of Clinical Epidemiology).
O ciclo de debates e os vídeos(s) publicados são destinados ao público interessado em conhecer perspectivas e alternativas diante das crises sistêmicas. O debate foi realizado por meio online e transmitida pelo YouTube. As transmissões serão realizadas em língua portuguesa (dublados ou legendados).
Como o vídeo YouTube é compartilhado? Para saber mais, e quais foram às fontes utilizadas no compartilhamento e recursos de vídeos, acessar: compartilhar vídeos e canais YouTube. Como se tornar um membro oficial do Canal YouTube do vídeo publicado? Ainda que as informações publicadas estejam em português, é possível encontrar rapidamente a imagem e o texto original, enquanto se encontram, disponível em Link desses sites e Canal YouTube do vídeo publicado. Após assistir ao vídeo, existe a opção de clicar no botão inscrever-se, ativar o “sininho” para ser notificado das novidades, e se tornar um membro oficial do Canal.
Qual o fator de acelerar ou desacelerar um vídeo? Importante observar, que o YouTube oferece um fator de aceleramento (mais rápido). Nesse sentido, para acelerar ou desacelerar, acessar ao vídeo, em seguida, clicar no ícone “Engrenagem/Velocidade da Reprodução” (no canto inferior direito). Depois, clicar e escolher a melhor opção: 0,25 (menor velocidade) e seleção 2 (maior aceleramento). Para ativar legendas em português para vídeos do YouTube, acessar ao vídeo, em seguida, clicar no ícone “Engrenagem/Detalhes /Definições” (no canto inferior direito). Depois, clicar em Legendas/CC. A seguir, clicar Inglês (gerada automaticamente). Logo após, clicar em Traduzir automaticamente. Por último, clicar em Optar/Selecionar e escolher o idioma: português.
O Website Siga Covid-19 está em sintonia com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, “adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, que fornece um plano compartilhado para a paz e a prosperidade das pessoas e do planeta, agora e no futuro. Em nosso cerne estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo urgente à ação de todos os países — desenvolvidos e em desenvolvimento — em uma parceria global. Eles reconhecem que a erradicação da pobreza e outras privações devem ser acompanhadas de estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento econômico — ao mesmo tempo, em que enfrentamos as mudanças climáticas e trabalhamos para preservar nossos oceanos e florestas”. O texto de introdução foi adaptado do original da Organização das Nações Unidas (ONU), Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais — Desenvolvimento Sustentável. O núcleo de operações neste Website indica estratégias para empreender negócios e engajamento por publicação.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.” Fonte: ONU Brasil.
Imagens/Fonte: CreativeCommons, Freepik, Pixabay. Pexels, Pngtree e Pinterest.

0 Comentários