Vacinas explicadas série - Como ter conversas sobre vacinação

Vacinas explicadas série

Como ter conversas sobre vacinação

O acesso equitativo a vacinas seguras e eficazes é fundamental para acabar com a pandemia de COVID-19, por isso é extremamente encorajador ver tantas vacinas sendo comprovadas e entrando em desenvolvimento. A OMS está trabalhando incansavelmente com parceiros para desenvolver, fabricar e distribuir vacinas seguras e eficazes. Vacinas seguras e eficazes são uma ferramenta de mudança de jogo: mas no futuro previsível devemos continuar usando máscaras, limpando as mãos, garantindo uma boa ventilação dentro de casa, distanciando fisicamente e evitando multidões. 

Ser vacinado não significa que podemos jogar a cautela ao vento e colocar a nós mesmos e outras pessoas em risco, especialmente porque a pesquisa ainda está em andamento sobre o quanto as vacinas protegem não apenas contra doenças, mas também contra infecções e transmissão. Consulte o panorama da OMS de vacinas candidatas COVID-19 para obter as informações mais recentes sobre vacinas em desenvolvimento clínico e pré-clínico, geralmente atualizadas duas vezes por semana. O painel COVID-19 da OMS , atualizado diariamente, também apresenta o número de doses de vacinas administradas globalmente.

Mas não são as vacinas que vão deter a pandemia, é a vacinação. Devemos garantir o acesso justo e equitativo às vacinas e garantir que todos os países as recebam e possam distribuí-las para proteger seu povo, começando pelos mais vulneráveis. Você pode acompanhar o status das vacinas COVID-19 no processo de avaliação da EUL / PQ da OMS  aqui .

A série 'Vaccine Explained' da OMS apresenta artigos ilustrados sobre o desenvolvimento e distribuição de vacinas. Saiba mais sobre vacinas, desde os estágios iniciais de pesquisa até sua implementação nos países.

Como falar sobre vacinas (19 de maio de 2021)

Este artigo faz parte de uma série de explicações sobre o desenvolvimento e distribuição de vacinas. Saiba mais sobre vacinas - desde como funcionam e como são feitas até garantir segurança e acesso equitativo - na série Vaccines Explained da OMS .

As vacinas são apoiadas por décadas de pesquisas médicas. Eles trabalham preparando o próprio sistema imunológico do corpo para reconhecer e se defender contra uma doença específica. O volume de informações disponíveis sobre vacinação pode ser avassalador, por isso é importante conversarmos sobre o assunto.

É normal ter dúvidas sobre vacinas e querer tomar a decisão certa para você e seus entes queridos. Se alguém que você conhece - um amigo, parente ou colega - fizer perguntas ou expressar preocupação sobre as vacinas, ouça-o, reconheça seus sentimentos e ofereça informações corretas, se puder. Esteja pronto para sugerir fontes de informação confiáveis ​​se eles quiserem saber mais.

Este artigo se concentra na discussão das vacinas COVID-19, mas suas principais lições são relevantes para outras vacinas.

Como ter conversas sobre vacinação

1. Ouça com empatia

Comece ouvindo com empatia aqueles que têm dúvidas sobre a vacinação. Não os descarte e reconheça como eles estão se sentindo (sem necessariamente concordar, por exemplo “não há problema em ter dúvidas ou desejar mais informações antes de tomar a vacina”).

2. Faça perguntas abertas

Faça perguntas abertas, como "O que você ouviu sobre as vacinas COVID?" ou “Por que você se sente assim?”. Essas perguntas provocam uma resposta diferente de “sim” ou “não” e podem ajudá-lo a entender melhor suas preocupações e também ajudar a outra pessoa a trabalhar seus pensamentos.

3. Compartilhe informações confiáveis

Quando você não souber a resposta ou se não tiver certeza de como abordar a preocupação deles, ofereça-se para ajudar a procurar informações. Pedir permissão pode torná-los mais dispostos a ouvi-lo, em vez de sentir que você está lhes enviando informações indesejadas.

Você pode visitar o site da OMS para encontrar respostas a perguntas comuns sobre a vacinação , COVID-19 vacinas e COVID-19 a segurança da vacina . Você também pode verificar o site do seu departamento de saúde local ou consultar outras fontes confiáveis ​​e especializadas, como seu médico ou enfermeiro.

4. Explore as razões para querer ser vacinado

Ao discutir vacinação, nada funciona tão bem quanto o pessoal. Compartilhe suas próprias razões para querer ser vacinado e, se você puder, sua experiência com a vacinação.

Converse com eles sobre como a vacinação contra COVID-19 pode oferecer um caminho de volta à normalidade. Explique os benefícios da vacinação, seja poder visitar a família e amigos novamente, voltar ao escritório, levar as crianças de volta à escola, passar tempo com colegas de classe ou outras interações e atividades que foram prejudicadas por causa do COVID-19.

Se você já teve dúvidas que resolveu e acabou sendo vacinado contra o COVID-19, compartilhe o que o ajudou a tranquilizá-lo.

Descreva como a vacinação ajudará a protegê-lo, sua família e sua comunidade e trazer de volta as atividades e prazeres da vida que passamos sem.

Como organizações e vacinadores podem ajudar a aumentar a confiança na vacina

Uma série de organizações dentro e fora do setor de saúde pode desempenhar um papel vital no compartilhamento de informações precisas sobre a vacinação e seus benefícios. Quase todos podem fazer sua parte, conhecendo os princípios básicos da vacinação e as fontes confiáveis ​​para obter mais detalhes, bem como expressando abertamente seu entusiasmo pela vacinação.

1. Lidere pelo exemplo

Organizações e empregadores podem aumentar a confiança compartilhando abertamente seu apoio à vacinação ou experiência pessoal de vacinação. Isso ajuda a promover a aceitação da vacinação como uma norma social no local de trabalho.

2. Construir confiança

Se você está ajudando a dar vacinas, apoie qualquer pessoa que venha para a vacinação e tenha dúvidas ou peça seu conselho. Ouça todas as preocupações e comunique-se de maneira respeitosa e que gere confiança.

As vacinas são seguras, eficazes e uma parte importante da resposta COVID-19 - mas impedir a propagação da doença continua a ser fundamental. Lembre as pessoas de que devem tomar outras precauções, como distanciar-se físico, usar máscara, manter as salas bem ventiladas, evitar aglomerações, limpar as mãos e tossir com o cotovelo ou lenço de papel dobrado.

3. Romper barreiras

A vacinação geralmente depende se é ou não conveniente fazê-lo. Para ajudar a tornar a vacinação o mais fácil possível, os empregadores podem pagar por creches ou despesas de viagem para chegar às instalações de vacinação, ou oferecer licença remunerada para que seus funcionários sejam vacinados. É importante dar aos funcionários o tempo e a flexibilidade de que precisam para comparecer às consultas de vacinação e até mesmo se recuperar da vacinação.

Enquanto isso, as organizações da sociedade civil e grupos comunitários locais podem ajudar as pessoas a marcarem as marcações de vacinação, organizar o transporte ou oferecer qualquer outra assistência que possa ajudar a facilitar a vacinação de alguém.

As conversas ajudam muito a manter a confiança na vacina

Uma das melhores maneiras de abordar as preocupações das pessoas sobre a vacinação é encaminhá-las a alguém em quem confiem. Lembre-se de que essas preocupações podem ser emocionais para as pessoas e tocar em questões fora da ciência, como suas experiências pessoais e suas percepções de tratamento inadequado ou injusto no passado. Não sobrecarregue as pessoas com fatos e informações. Em vez disso, reconheça suas perspectivas ou experiências e fale sobre suas motivações, não o que você acha que eles precisam ouvir.

A vacinação ajudará a manter você, sua família e sua comunidade protegidos do COVID-19 e nos deixará mais próximos de fazer as coisas que amamos com as pessoas de quem gostamos.

Por ter conversas atenciosas e gentis com as pessoas sobre vacinas e vacinação, você está dando uma contribuição significativa para a saúde pública - obrigado!

Leitura adicional:

●        Conselhos ao público sobre como ser vacinado

● O Science in 5 series da OMS mostra que nossos especialistas respondem às perguntas mais frequentes

● 'O que você precisa saber' sobre as vacinas COVID-19:

○        Janssen (J&J)

○        Moderna

○        Oxford / AstraZeneca

○        Pfizer / BioNTech

○        Sinopharm

○        Sinovac

● Outros artigos da série Vaccines Explained da OMS

○ Dica: para aqueles com dúvidas sobre como as vacinas COVID-19 seguras e eficazes podem ser desenvolvidas tão rapidamente, leia o artigo 'Fabricação, segurança e controle de qualidade de vacinas'

No Website Siga Covid-19 acreditamos que vocês, internautas, influenciadores digitais, formadores de opinião, assessores de imprensa, e, pessoas nos campos da Educação em Saúde e Edução na Saúde (e suas interfaces no campo da Saúde Coletiva), Político, Social, Cultural, Econômico, Esportivo, etc., tenham a oportunidade de comparticipar informações cruciais em um momento em que as pessoas necessitam de conexões com outras pessoas e sua comunidade mais do que nunca. Nosso objetivo é criar conteúdo que informe, entretenha e, acima de tudo, promova a coletividade, unindo o mundo mediante ações e fazer coisas diferentes juntos. (HIAE)

Participamos para difundir sobre os riscos à saúde pela COVID-19. As citações são precisas, com referência da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma agência subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), as universidades públicas brasileiras nas três esferas: federal, estadual ou municipal, e os maiores fabricantes de imunizantes do Mundo. Partilhamos informações para que pessoas tomassem decisões conscientes, e patrocinem comportamentos positivos para proteger a si e seus entes de doenças como a causa pelo novo coronavírus. Nossas informações são baseadas em evidências, criticamente avaliadas no método científico, a melhor vacina contra os boatos e a desinformação. 

Em relação ao Brasil, navegue pelos dados do Sistema Único de Saúde (Conect SUS), Ministério da Saúde, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Butantã (Instituto Butantã), Fio Cruz (Fundação Osvaldo Cruz), USP (Jornal da Universidade de São Paulo), FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo),  Unicamp (Faculdade de Ciências Médicas), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Governo do Estado de São Paulo e Legislação COVID-19 (Brasil). Vacinas contra a Covid-19: PfizerJanssenCoronaVac e AstraZeneca. Imunizações/Doses Aplicadas DATASUS (Brasil). Albert Einstein (Hospital) e Sírio-Libanês (Hospital). 

Em relação às principais Organizações Internacionais, navegue pelos dados  da OMS (Organização Mundial da Saúde), Cronograma resposta COVID-19 da OMSPAHO (OPAS/OMS Organização Pan-Americana da Saúde), OPAS OMS (Brasil), ONU News, ONU News (Perspectiva Global Reportagens Humanas), ONU Brasil (Brasil)Solidarity Trial (é um ensaio clínico internacional para ajudar a encontrar um tratamento eficaz para COVID-19, lançado pela Organização Mundial da Saúde e parceiros). The BMJ (É uma das mais influentes e conceituadas publicações sobre medicina no mundo), MAGICapp (A base de evidências em rápida evolução para o tratamento e gerenciamento da COVID-19), GDD/WHO (Desenvolvimento de atividade Física e Comportamento Sedentário)Sistema GRADE (graduar a qualidade das evidências e a força das recomendações em saúde), NICE (O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados no setor de ciências da vida), CDC (Centers for Disease Control and Prevention), JCE (Journal of Clinical Epidemiology).  

O ciclo de debates e os vídeos(s) publicados são destinados ao público interessado em conhecer perspectivas e alternativas diante das crises sistêmicas. O debate foi realizado por meio online e transmitida pelo YouTube. As transmissões serão realizadas em língua portuguesa (dublados ou legendados).   

Como o vídeo YouTube é compartilhado? Para saber mais, e quais foram às fontes utilizadas no compartilhamento e recursos de vídeos, acessar: compartilhar vídeos e canais YouTubeComo se tornar um membro oficial do Canal YouTube do vídeo publicado? Ainda que as informações publicadas estejam em português, é possível encontrar rapidamente a imagem e o texto original, enquanto se encontram, disponível em Link desses sites e Canal YouTube do vídeo publicado. Após assistir ao vídeo, existe a opção de clicar no botão inscrever-se, ativar o “sininho” para ser notificado das novidades, e se tornar um membro oficial do Canal.  

Qual o fator de acelerar ou desacelerar um vídeo? Importante observar, que o YouTube oferece um fator de aceleramento (mais rápido). Nesse sentido, para acelerar ou desacelerar, acessar ao vídeo, em seguida, clicar no ícone “Engrenagem/Velocidade da Reprodução” (no canto inferior direito). Depois, clicar e escolher a melhor opção: 0,25 (menor velocidade) e seleção 2 (maior aceleramento). Para ativar legendas em português para vídeos do YouTube, acessar ao vídeo, em seguida, clicar no ícone “Engrenagem/Detalhes /Definições” (no canto inferior direito). Depois, clicar em Legendas/CC. A seguir, clicar Inglês (gerada automaticamente). Logo após, clicar em Traduzir automaticamente. Por último, clicar em Optar/Selecionar e escolher o idioma: português.  

O Website Siga Covid-19 está em sintonia com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, “adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, que fornece um plano compartilhado para a paz e a prosperidade das pessoas e do planeta, agora e no futuro. Em nosso cerne estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo urgente à ação de todos os países — desenvolvidos e em desenvolvimento — em uma parceria global. Eles reconhecem que a erradicação da pobreza e outras privações devem ser acompanhadas de estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento econômico — ao mesmo tempo, em que enfrentamos as mudanças climáticas e trabalhamos para preservar nossos oceanos e florestas”. O texto de introdução foi adaptado do original da Organização das Nações Unidas (ONU), Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais — Desenvolvimento Sustentável. O núcleo de operações neste Website indica estratégias para empreender negócios e engajamento por publicação.  

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.” Fonte: ONU Brasil.

Imagens/Fonte: CreativeCommonsFreepikPixabayPexelsPngtree e Pinterest.

0 Comentários